Tipos de Agrupamentos de Dados

myDAQ: Um novo olhar para aquisição de dados

Atualmente uma das áreas com maior crescimento no mercado tecnológico mundial é a área de tratamento e pós processamento de dados, mas para que isso seja possível, primeiramente é preciso adquiri-los da melhor maneira possível.

Quando falamos de aquisição de dados atualmente, devemos primeiramente nos remeter a em que momento isso é nos apresentado, e nada mais justo que atribuir isso às primeiras aulas de engenharia onde são apresentados os primeiros conceitos de se adquirir um dado, tratá-lo e assim dar significado a ele com um pós-processamento adequado.

Antes de prosseguirmos com o nosso texto, vamos definir o que seria a aquisição de dados em si:

A aquisição de dados, em nosso campo de atuação, é o recolhimento de informação do mundo real de maneira a gerar dados que podem ser manipulados e interpretados por um computador. Normalmente envolve a aquisição e processamento de sinais, para a obtenção da informação desejada.

Os componentes de sistemas de aquisição de dados incluem sensores apropriados que convertem qualquer parâmetro medido em um sinal eletrônico, o qual é adquirido pelo hardware de aquisição de dados. Os dados adquiridos são normalmente monitorados, analisados e guardados em um computador.

Com isso, surge a necessidade de se criar um equipamento capaz de adquirir esses dados de forma precisa e que, de alguma forma,  fosse de fácil manipulação para os estudantes, que estão tendo o primeiro contato com essa nova área. Assim foi apresentado à academia a solução ideal para isso: um equipamento eficiente e confiável, mas que não apresenta a robustez e tecnicidade  que os equipamentos industriais possuem.

Apresento a vocês o futuro da aquisição de dados para academia científica: O MyDAQ, dispositivo de aquisição de dados voltado para estudantes e pesquisadores. O MyDAQ possui uma solução completa no âmbito de aquisição de dados, pois reúne 8 instrumentos de laboratório plug-and-play baseados em computador que trabalham com o LabVIEW, esse último que vocês podem saber mais acessando o link, incluindo um multímetro digital (DMM), osciloscópio e gerador de funções.

Os estudantes e pesquisadores podem acessar todos os instrumentos de software, que são fornecidos prontos para o uso otimizando o avanço nos estudos e nas pesquisas propriamente ditas, assim para realizar experimentos e exercícios com o analisador de Bode, gerador de formas de onda arbitrárias, analisador de sinais dinâmicos (transformada rápida de Fourier), entradas digitais e saídas digitais, podem ser realizados já no início dos estudos do futuro profissional da área.

Com isso o MyDAQ permite fazer engenharia de verdade a um custo acessível. Quando combinados com o LabVIEW e o Multisim, dão aos estudantes o poder de prototipar sistemas e analisar circuitos em qualquer lugar, dentro ou fora das salas de aula e laboratórios tradicionais, trazendo o processo de aquisição de dados a um novo patamar jamais visto anteriormente, proporcionando aos estudantes uma maior experiência na resolução de problemas de engenharia, com medições portáteis e programáveis criadas para desafiá-los com experimentos práticos dentro e fora do laboratório como dito anteriormente.

Falando de aplicações práticas, os projetos com o MyDAQ voltados para engenharia são capazes de ensinar os alunos  conceitos de engenharia introdutória por meio do envolvimento de pastas de trabalho do DAQExpress, recurso que exploram a aquisição de dados, a interface com transdutores e os fundamentos de programação.

Esses projetos se tornam cada vez mais abertos à medida que o nível de habilidade do aluno progride, permitindo que eles flexionem seus esforços dentro do  projeto de engenharia. Assim, os projetos com o MyDAQ já começam automaticamente através de um painel de medição para os alunos e demonstram de forma interativa como navegar pelo DAQExpress, ensinando não apenas conceitos, mas também programação para aquisição de dados.

Um grande exemplo que podemos citar é o estudo de caso em que a Universidade de Leeds utilizou o MyDAQ para uma abordagem prática ao ensino de programação e conceitos básicos de engenharia aos estudantes do primeiro ano de engenharia mecânica e projeto de produtos. Para saber mais convido vocês a lerem o estudo de caso completo pelo link. (http://sine.ni.com/cs/app/doc/p/id/cs-15645#).

Projetos mais avançados instruem os alunos a programar para si mesmos, culminando com o projeto final que convida os alunos a encontrar suas próprias soluções criativas para uma série de problemas em aberto.

Assim o MyDAQ se torna não somente mais uma ferramenta introdutória, mas também um componente fundamental ao decorrer do curso em si, pois tem capacidade de expansão em suas aplicações a ponto de fazer parte no desenvolvimento de pesquisas de alto nível, por ser em sua idealização uma tecnologia de ponta desde o princípio.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

LabView Logo

Quer aprender LabVIEW?

Conteúdos Educacionais em seu E-mail

Email Marketing by E-goi
Fechar Menu