Ciência no Brasil

Ciência no Seculo XXI – Opinião

A ciência, como conhecemos, é um sistema destinado a aquisição de conhecimento.

Baseando-se no método científico, um conjunto de regras que orienta o exercício adequado da ciência, essa busca de conhecimento trouxe uma nova dinâmica de funcionamento da sociedade, com o ritmo de produção constantemente sendo alavancado pela constante produção de pesquisa.  

Hoje no Brasil existem, segundo o censo do CNPQ de 2016, aproximadamente 199.566 pesquisadores e, se levarmos em conta o cenário mundial, esse número se torna absurdamente expressivo.

Os investimentos em pesquisa ao redor do mundo são gigantescos, mas como isso tem impacto o dia-a-dia das pessoas?

A ciência possui diversos fins, a ciência por ela mesma, a busca do conhecimento puro para responder perguntas essenciais a nossa existência, e a ciência com viés econômico também.

É um fato de que o conhecimento por si só é uma ferramenta extremamente poderosa para diversos fins mas hoje podemos afirmar que para maioria das pessoas é uma realidade distante.

A ciência tem ficado muito do laboratório para dentro e a realidade do trabalho do pesquisador se torna cada vez mais obscura para aqueles que não vivem dentro dos grandes centros de pesquisa.

A pesquisa não só no Brasil mas no mundo precisa se posicionar melhor em seu dia-a-dia para que seu valor não se perca e suas pequenas conquistas diárias, que são responsáveis por construir grandes passos para o futuro, não passe despercebido aos olhos da sociedade como um todo.

Por diversas vezes somos submetidos a questionamentos da validade de pesquisas que a curto prazo, sob os olhos de quem não é pesquisador, não demonstra resultados palpáveis o porquê se gastar tanto com aquilo enquanto temos N problemas sociais ao redor do mundo que poderiam ser resolvidos com aquele dinheiro e questionamentos como esses me levam a lembrar que só foi descoberto o uso para o magnetismo 200 anos após o fenômeno ser descoberto por Michael Faraday descoberta qual foi um passo importantíssimo no desenvolvimento da eletrônica como um todo. Sendo assim a ciência precisa mostrar que nem sempre seus caminhos são tão claros, são tão preto no branco, mas que sim, seus fins nos levam a coisas grandiosas.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

LabView Logo

Quer aprender LabVIEW?

Conteúdos Educacionais em seu E-mail

ARTIGOS RELACIONADOS

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Fechar Menu